domingo, 23 de maio de 2010

NOVAS SOBRE CELEBRAÇÃO DA 1ª EUCARISTIA

As confissões das crianças da 1ª Eucaristia começaram. Ontem (dia 22/5) na Comunidade Stª Edwirges Pe. Marcos confissou os catequisandos, que participaram com muita devoção.

Hoje (dia 23/5), em reunião da Pastoral Litúrgica foram definidos os Grupos Musicais que animarão as celebrações das Primeiras Eucaristias em junho, como segue:

06 - Junho Domingo 17h - Matriz - Grupo Musical Lírio da Trindade
Na Matriz - 160 crianças

13 - Junho Domingo 07h - Kennedy - Grupo Musical da Comunidade do Kenedy
Na Capela N. Sra. de Lourdes - 80 crianças

19 - Junho Sábado 19h - Colégio José de Alencar - Grupo Musical do EJC
Na Matriz

20 - Junho Domingo 17:30h - Sta. Terezinha - Grupo Musical da Comunidade Stª Terezinha
Na Capela Sta Terezinha - 24 crianças

26 - Junho Sábado 19h - Sta. Edwirges - Grupo Musical Coração de Luz
Na Capela Sta Edwirges - 85 crianças

27 - Junho Domingo 17h - Comunidades S. Francisco e Gia - Grupo Musical Sagrada Face
Na Matriz - 120 crianças

27 - Junho Domingo 19h - Rio Branco - Grupo Musical Deus Jovem
Na Capela N. Sra. das Graças - 80 crianças

Definidos os Grupos Musicais para cada celebração solicitamos que a comunicação aconteça urgentemente para que os cânticos sejam ensaiados a tempo.

Informamos que todas as celebrações de 1ª EUCARISTIA serão celebradas por nosso Pároco - Pe. Marcos.

Continuemos a elevar a Deus preces pelas crianças que receberão pela primeira vez Jesus na Eucaristia.

A Coordenação.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

36 CRIANÇAS BATIZADAS


Domingo, dia 16 de maio, foram batizadas 36 crianças na Igreja Matriz.
A celebração iniciada às 9:00hs, foi celebrada pelo Diácono Fernandes.
Pais, Mães, Padrinhos e Madrinhas presentes rezaram fervorosamente por seus filhos e afilhados. Ouviram o Diácono Fernandes fazer uma bela comparação da vida cristã com o ferro. O Ferro necessita do fogo para ser formado e purificado, longe ele enferruja e precisa passar pelo fogo, precisa ser martelado para voltar a sua puro. Assim o Cristão precisa estar em comunhão com Deus (fogo) para enfrentar as tentações. Longe de Deus a fraqueza humana (ferrugem) tomará conta de sua vida.
Batizadas as crianças receberão a Primeira Eucaristia a partir de 6 de junho.
Continuemos a rezar pelas crianças da Primeira Eucaristia, pois essa obra não é apenas da Pastoral de Catequese, mas de toda a Comunidade Paroquial.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

REUNIÃO DA PASTORAL DE 1ª EUCARISTIA

No dia 2 de maio, as 8:30hs. reuniram-se no Centro de Formação Pe. Luciano os catequistas da 1ª Eucaristia de nossa Paróquia.
Tendo refletido sobre o Evangelho deste Domingo sobre a necessidade de testemunhar o Amor de Jesus Cristo, assim seremos reconhecidos como Cristãos. Na Catequese especialmente, pois evangelizamos crianças e adolescentes, para ele somos modelos.
A reunião prosseguiu com o seguinte roteiro:

1. Batismo:
Foi confirmado o encontro/ensaio com o Diácono Fernandes no dia 13 de maio. Nesse dia os coordenadores devem entregar as fichas e espórtulas ao Coordenador, que em seguida será repassado para a Pastoral do Batismo.

2. Confissões:
Foi repassado o horário que está no blog, contudo lá não está definido os dias e horários das comunidades: Stª. Terezinha, Stª. Edwirges e do Colégio José de Alencar. O Coordenador ficou de solicitar a Pe. Marcos uma definição. A Catequista Cícera (Colégio José de Alencar) pediu que as confissões de seu grupo fosse dia 18 de junho pela manhã, saindo em seguida para um dia de recolhimento.

3. Liturgia da Celebração da 1ª Eucaristia:
• Cânticos: A escolha dos cânticos fica a critério de cada comunidade. Na próxima reunião da Equipe de Liturgia serão definidos os grupos musicais que tocarão nas celebrações. Nesta mesma reunião será feita o contato de cada grupo musical com a coordenação da catequese das comunidades;
• Leituras: As leituras e preces da comunidade serão feitas por catequistas, crianças e pais, conforme conveniência de cada comunidade;
• Dentro da celebração cada comunidade dinamizará a celebração com criatividade, tomando cuidado para não tornar a celebração demorada e pesada.

4. Outras definições:
• Foi lembrado sobre a próxima reunião da Coordenação de Catequese da Região Nossa Senhora da Assunção, que será dia 16 de maio, na paróquia São Pedro e São Paulo. Já foram definidas duas catequistas que comparecerão a reunião.
• Dia 29 de maio os catequistas celebrarão a Páscoa. Todos comparecerão a Missa as 19 horas na Matriz e seguida haverá um momento de confraternização com bolos, refris, salgados, etc... Entraremos em contato com as coordenações da Crisma e Batismo para tentar realizar juntos a Páscoa.
• Dia 19 de junho será realizada a Festa Junina dos Catequistas da Região Nossa Senhora da Assunção em nossa Paróquia.
• Foi confirmado o dia 4 de julho para a próxima reunião da catequese. Avaliaremos a caminhada e já traçaremos os passos para o início de nova etapa da catequese paroquial no segundo semestre.

Pedimos a todos orações por nossas crianças, que se confessem bem e que comunguem com o coração ardente de amor por Jesus Cristo nosso Salvador, que sejam felizes e sadias, que encontrem seu espaço na Igreja, para amadurecer na Fé.

Enoch Brasil
Coordenador